♥ Livros

                                 Resenha literária: Morte Súbita       



Heeeey meninas! Tudo bem com vocês? Hoje no blog tem resenha literária do livro Morte Súbita, escrito pela consagrada escritora J.K Rowling. Eu tive que ler este livro na aula de Jornalismo Cultural () e escrever uma resenha crítica sobre ele. Eu espero que vocês gostem, então vamos começar a resenha?





Título: Morte Súbita
Autor: J.K. Rowling
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 504
Ano de lançamento: 2012


Sinopse: "Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling, autora com mais de 450 milhões de exemplares vendidos."

Mais um livro de sucesso escrito pela “mãe-criadora” do bruxinho mais famoso do cinema Harry Potter: J.K. Rowling desta vez escreve seu primeiro livro adulto, com nenhuma fantasia no enredo. 

A história se passa numa cidadezinha chamada Pagfoard, localizada no interior do Reino Unido, aonde ocorre à morte do personagem principal Barry Fairbrother, que é um homem de mais ou menos 40 anos, amado por uns e odiado por outros. Era dia do aniversário de casamente dele e de sua esposa Mary. Quando Barry tem um AVC, o casal Miles e Samantha ajuda a socorrer ele, porém ele não resiste. Sua morte mexe com os moradores de Pagfoard, causando discórdia e disputas entre os habitantes da cidadezinha. Sem contar, que a cadeira do Conselho da cidade de Barry fica aberta para uma vaga, sendo declarada a vacância por causa de sua morte repentina. 

Porém, os candidatos a ocupar esta cadeira têm objetivos diferentes para ocupar o cargo. Colin, amigo de Barry quer continuar lutando por Fields em memória do amigo. Miles quer apenas se tornar uma pessoa importante na cidade, assim como seu pai Howard, que é admirado e venerado por todos. Simon, que já possui um objetivo antiético tem interesse em poder participar mais de perto das tramoias políticas e desvios de dinheiro para lucrar.

Quando eu comecei a ler Morte Súbita, eu fiquei surpresa com a morte repentina de um personagem, pra mim um dos principais. Porém, mal sabia que a história toda seria construída por base dessa morte súbita. Os personagens são tratados com muitas características marcante e possível fazer comparações entre eles. A história possui um ar de mistério, possibilitando o leitor a imaginar vários acontecimentos para as próximas cenas, porém cada passagem do livro possui uma explicação pertinente no enredo. J.K Rowling expõe uma ambientação com muitos detalhes enigmáticos e repletos de conflitos, despertando o leitor a ficar atento com qualquer suspeita ou conflito.

Eu pensei que livro giraria em torno da morte de Barry, mas não é bem por aí. Sua morte foi apenas uma chave para o inicio da história. J.K. Rowling ao escrever o livro Morte Súbita recheou a história com muitos personagens e boa parte deles são protagonistas. Eu como escritora já acho difícil escrever uma história com 3 personagens protagonistas, imagina escrever de mais de 15 personagens. Criar todas as personalidades bem criadas, história de vida, sentimentos, segredos, temores e pensamentos. Realmente é de se admirar.

No começo foi bastante confuso identificar quem era quem, quem era parente e amigo de quem, por exemplo, confundia os personagens Bola e Andrew. E a história possui partes bastante tediosas, mas depende do ponto de vista de quem ler. O livro possui personagens amáveis e outros detestáveis. Por exemplo, a personagem Krystal Weedon, uma adolescente de 16 anos mal educada e sem escrúpulos e Bola, um menino insuportável. Porém, ela tem um lado bom, o amor que tem pelo seu irmãozinho Robbie. 

Morte Súbita não é apenas um livro que gira em torno de uma guerra entre os habitantes de Pagford. Ele retrata também de relacionamentos humanos, suas inconsistências, suas complexidades e suas fragilidades. J.K Rowling simplesmente escreveu uma história que descreve uma realidade social, deixando claro que o que acontece em Pagford pode acontecer em qualquer lugar. Seu texto é bastante realista, abordando assuntos como dependência de drogas, adoção, prostituição, intrigas e corrupção, política, problemas familiares, hipocrisia, falsidade, depressão, bullying, automutilação e por aí vai.

Confesso que no começo o livro não me instigou a continuar a lê-lo, mas depois ao se aprofundar na história, vi que tinha muito mais apenas sobre a morte de Barry. Apesar de ter um final triste por alguns personagens não ter tido um final feliz, como por exemplo, Krystal Weedon. J.K Rowling retrata muito clara na historia que o nosso destino está relacionado com as atitudes que tomamos, com as escolhas que fazemos durante a nossa vida.

Morte Súbita é um livro com um ar de suspense e de muita realidade, com um enredo bastante diferente de Harry Potter. Neste livro, J.K. Rowling escreve uma história adulta. O livro pode refletir muito dos leitores, comove-los com cada personagem, porem deve ter uma mente aberta para lê-lo.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Então? O que acharam? Tem algum livro para indicar? Comentem logo abaixo. Espero que vocês tenham gostado e tenham uma ótima semana. Se curtiram o post, deixem um comentário e se quiserem entrar em contato comigo para pedirem alguma sugestão de post ou até mesmo pedir conselhos, é só clicarem em  Contato e me enviarem um e-mail. AH! E não esqueçam de curtirem a fan page para ficarem sabendo dos post's e novidades do blog e nos sigam no twitter. Cliquem AQUI  para curtirem a fã page! Xoxo ;*



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por ler o blog e deixar seu comentário. Seja bem vinda (o) e volte sempre hiihi ♥

 
Layout criado e codificado para o blog Lady Stronger | Cópia proibida © 2016